[ANÚNCIO] Criação do grupo LibrePlanet São Paulo!
Table of Contents
Olá a todos!
Finalmente consegui um pouco de tempo na minha agenda, e resolvi escrever no blog para anunciar a criação do grupo LibrePlanet São Paulo!
O que é o LibrePlanet
O projeto LibrePlanet teve início em 2006, durante a reunião de membros da FSF (a Free Software Foundation). Ele foi criado para ajudar a organizar maneiras de levar o movimento de Software Livre ao conhecimento da população em geral.
Os grupos são organizados geograficamente, e cada um é responsável por definir metas e estratégias visando fomentar o Software Livre na região. É importante deixar claro: o objetivo é trabalhar em prol do Software Livre, e não do open source. Para saber mais a respeito da definição de Software Livre, recomendo que leia este artigo.
O surgimento do LibrePlanet São Paulo
Essa história é um pouco longa, mas vou tentar resumir :-).
Tudo começou quando eu, Ricardo Panaggio, Ivan S. Freitas e Raniere Gaia Silva começamos a trocar alguns e-mails sobre assuntos como privacidade, software livre, soluções e serviços livres, etc. Eu e o Panaggio já estávamos nos sentindo muito insatisfeitos com os rumos que um grupo local, teoricamente “pró software livre”, estava tomando (como quase tudo hoje em dia, o nome “software livre” está lá simplesmente porque ninguém se tocou de que devia ser “open source” ainda…). E essa insatisfação já vinha nos fazendo querer criar um novo grupo, fiel à ideologia do Software Livre, no qual pudéssemos dar nossas opiniões sem medo de sermos esmagados por uma maioria que não se importa com “essas coisas”.
Bem, começamos a conversar, e logo o Ivan e o Raniere deram sinais de que eles topariam participar do grupo, sem problemas. Portanto, o solo já estava fértil para novas idéias :-).
Um dia, eu acordei e vi na minha INBOX uma mensagem do Raniere dizendo que havia encontrado algo sobre um projeto interessante, o LibrePlanet, na Internet. Foi a faísca que faltava pra começar a movimentação! Recordei-me de que eu já havia conversado com o Matt Lee, também da FSF, sobre o LibrePlanet, e depois de uma rápida busca na wiki do projeto, vi que ainda não havia nenhum grupo brasileiro. Então, depois de alguma conversa interna, decidimos criar um grupo para o Estado de São Paulo.
Hoje, pouco mais de 2 semanas depois da criação, contamos com 10 membros cadastrados na Wiki, e aproximadamente 7 membros ativos no nosso canal de IRC. Também temos uma lista de discussão, e já estamos começando a conversar sobre possíveis projetos para 2013.
Como você pode fazer parte do grupo?
É simples! Siga os seguintes passos:
- Entre na nossa Wiki, e leia todas as informações presentes lá antes de qualquer coisa!
- Depois disso, efetue a criação de seu usuário na FSF, indo até este link de cadastro e preenchendo as informações. Repare que você não precisa tornar-se membro da FSF (os membros são pessoas que contribuem financeiramente com a Fundação), mas se você puder, iria ser bem legal :-).
- Ok, agora que você já possui um usuário, efetue o login na Wiki do
LibrePlanet, e crie sua página pessoal lá. Para isso, vá até este
link, clique no link
Edit, e insira algumas informações sobre lá. Se quiser,
utilize minha página
pessoal como exemplo.
É importante que você insira, no final de todo o conteúdo, a
seguinte linha:
{% raw %}{{user SP}}{% endraw %}
. Ele faz com que você passe a pertencer ao grupo LibrePlanet de São Paulo. - Agora, é importante que você também efetue sua inscrição na nossa lista de discussão. Vá até esta página de inscrição e preencha as informações necessárias! Também recomendamos fortemente que você envie uma mensagem de apresentação para a lista. Nada formal, só para termos uma idéia do tamanho do grupo!
- Ufa, último passo! Se você utiliza IRC e frequenta a rede
Freenode, entre no nosso canal:
#lp-br-sp
! É lá que a maior parte das discussões acontece, então seria muito legal se você também pudesse participar delas!
Acho que é isso :-). Se você ainda tiver alguma dúvida sobre qualquer assunto tratado neste post (objetivos do grupo, inscrição, etc), ou se quiser fazer algum comentário, sinta-se à vontade!
Saudações livres!