Relato da Apresentação sobre o GDB no SoLiSC 2012

Table of Contents

Nesta última sexta-feira, dia 30/11/2012, estive presente na sétima edição do SoLiSC 2012, em Florianópolis, para apresentar uma palestra introdutória sobre o GDB. Este é um relato sobre minha particição no evento :-).

Impressões sobre o evento

Foi a primeira vez que fui ao SoLiSC. Já tive vontade de ir em anos anteriores, mas infelizmente sempre havia algo para atrapalhar. No entanto, nesse ano felizmente tudo correu bem, e inclusive tive uma palestra aceita! Ou seja, um ótimo motivo para visitar Floripa e rever o mar :-D.

Peguei um vôo saindo às 6h de Campinas, e cheguei lá às 7h10min. Estava bastante cansado, pois não havia dormido de quinta pra sexta, só que a ansiedade estava conseguindo me deixar ligado :-).

O evento aconteceu Universidade Estácio de Sá, que fica em São José. Cheguei por lá às 8h, e fui bem recebido pelo pessoal do evento. Já tentei me enturmar, e conheci algumas pessoas que também iam palestrar no evento. Como minha palestra estava marcada para começar às 14h, resolvi ficar batendo papo e de olho na grade de palestras.

Por coincidência (ou não!), acabei ficando na sala onde aconteceria o primeiro LibreOffice Hack Day no Brasil. Acabei ficando na sala o dia todo, ajudando o pessoal a resolver alguns problemas chatos com o firewall da Universidade, e depois com git. Foi uma experiência muito legal, nunca tinha participado de um Hack Day antes, e foi uma honra poder presenciar e ajudar no primeiro evento do tipo que o pessoal do LibreOffice fez no Brasil :-). Aliás, foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre um projeto tão grande e complexo quanto o LibreOffice, e inclusive fiz um “jabá” sobre o GDB para eles :-).

No final, também conheci algumas pessoas muito interessadas em contribuir com projetos de software livre, o que é sempre bom! Isso me ajuda a ter mais motivação para continuar a fazer esse trabalho de divulgação. Você pode ler uma descrição mais detalhada sobre o LibreOffice Hack Day (inclusive com fotos) aqui.

Apresentação “GDB Crash Course”

Eu já estava esperando pouca gente na palestra, até porque falar sobre o GDB está ficando cada vez mais complicado… As pessoas em geral não sabem (e nem se interessam) pelo software, então é normal ficar meio “de escanteio” nesses eventos :-). Quem sabe um dia eu não escreva um post sobre isso?

Bem, mas mesmo com pouco público, creio que palestra correu bem. Dessa vez, meu amigo Edjunior não foi, então levei a palestra sozinho :-). Existem vantagens e desvantagens nisso, mas de modo geral acho que a palestra ficou um pouco mais rápida.

Adicionei alguns slides extras para falar sobre a Red Hat, e sobre o que estamos fazendo pelas comunidades de software livre por aí – não só na do GDB, mas também em muitas outras. Essa parte da apresentação realmente foi bacana, porque o orgulho de se trabalhar nessa empresa é grande!

Depois que terminei minha palestra e voltei à sala do LibreOffice Hack Day, alguns desenvolvedores que estavam por lá me perguntaram como foi, e disseram que tinham se arrependido de não ter ido… Sabe como é, preferiram ficar fazendo patches, então eu entendo :-P. Bem, pra não deixar ninguém insatisfeito, acabei fazendo uma segunda rodada da palestra dentro do Hack Day, e também foi muito bacana :-).

Várias pessoas me pediram os slides, então aqui estão eles:

Conclusão

Gostaria de agradecer especialmente à Eliane Domingos, ao David Jourdain e ao Olivier Hallot, todos membros da TDF e contribuidores do LibreOffice, pelos momentos prazerosos e pelas conversas divertidas que tivemos durante todo o evento!

Também gostaria de agradecer à organização do SoLiSC pela oportunidade de participar de um evento tão bacana! O Klaibson Ribeiro foi a pessoa com quem troquei alguns e-mails antes do evento, então um “muito obrigado” a ele também :-).

Nos vemos no próximo SoLiSC!

Have a comment? Start a discussion in my public inbox by sending an email to ~sergiodj/public-inbox@lists.sr.ht [mailing list etiquette], or see existing discussions.