presentation on Yet Another Me 2012-12-01T00:00:00-05:00 https://blog.sergiodj.net/tags/presentation/ Hugo -- gohugo.io <![CDATA[Relato da Apresentação sobre o GDB no SoLiSC 2012]]> https://blog.sergiodj.net/posts/relato-apresentacao-gdb-solisc/ 2012-12-01T00:00:00-05:00 2012-12-01T00:00:00-05:00 Nesta última sexta-feira, dia 30/11/2012, estive presente na sétima edição do SoLiSC 2012, em Florianópolis, para apresentar uma palestra introdutória sobre o GDB. Este é um relato sobre minha particição no evento :-).

Impressões sobre o evento

Foi a primeira vez que fui ao SoLiSC. Já tive vontade de ir em anos anteriores, mas infelizmente sempre havia algo para atrapalhar. No entanto, nesse ano felizmente tudo correu bem, e inclusive tive uma palestra aceita! Ou seja, um ótimo motivo para visitar Floripa e rever o mar :-D.

Peguei um vôo saindo às 6h de Campinas, e cheguei lá às 7h10min. Estava bastante cansado, pois não havia dormido de quinta pra sexta, só que a ansiedade estava conseguindo me deixar ligado :-).

O evento aconteceu Universidade Estácio de Sá, que fica em São José. Cheguei por lá às 8h, e fui bem recebido pelo pessoal do evento. Já tentei me enturmar, e conheci algumas pessoas que também iam palestrar no evento. Como minha palestra estava marcada para começar às 14h, resolvi ficar batendo papo e de olho na grade de palestras.

Por coincidência (ou não!), acabei ficando na sala onde aconteceria o primeiro LibreOffice Hack Day no Brasil. Acabei ficando na sala o dia todo, ajudando o pessoal a resolver alguns problemas chatos com o firewall da Universidade, e depois com git. Foi uma experiência muito legal, nunca tinha participado de um Hack Day antes, e foi uma honra poder presenciar e ajudar no primeiro evento do tipo que o pessoal do LibreOffice fez no Brasil :-). Aliás, foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre um projeto tão grande e complexo quanto o LibreOffice, e inclusive fiz um “jabá” sobre o GDB para eles :-).

No final, também conheci algumas pessoas muito interessadas em contribuir com projetos de software livre, o que é sempre bom! Isso me ajuda a ter mais motivação para continuar a fazer esse trabalho de divulgação. Você pode ler uma descrição mais detalhada sobre o LibreOffice Hack Day (inclusive com fotos) aqui.

Apresentação “GDB Crash Course”

Eu já estava esperando pouca gente na palestra, até porque falar sobre o GDB está ficando cada vez mais complicado… As pessoas em geral não sabem (e nem se interessam) pelo software, então é normal ficar meio “de escanteio” nesses eventos :-). Quem sabe um dia eu não escreva um post sobre isso?

Bem, mas mesmo com pouco público, creio que palestra correu bem. Dessa vez, meu amigo Edjunior não foi, então levei a palestra sozinho :-). Existem vantagens e desvantagens nisso, mas de modo geral acho que a palestra ficou um pouco mais rápida.

Adicionei alguns slides extras para falar sobre a Red Hat, e sobre o que estamos fazendo pelas comunidades de software livre por aí – não só na do GDB, mas também em muitas outras. Essa parte da apresentação realmente foi bacana, porque o orgulho de se trabalhar nessa empresa é grande!

Depois que terminei minha palestra e voltei à sala do LibreOffice Hack Day, alguns desenvolvedores que estavam por lá me perguntaram como foi, e disseram que tinham se arrependido de não ter ido… Sabe como é, preferiram ficar fazendo patches, então eu entendo :-P. Bem, pra não deixar ninguém insatisfeito, acabei fazendo uma segunda rodada da palestra dentro do Hack Day, e também foi muito bacana :-).

Várias pessoas me pediram os slides, então aqui estão eles:

Conclusão

Gostaria de agradecer especialmente à Eliane Domingos, ao David Jourdain e ao Olivier Hallot, todos membros da TDF e contribuidores do LibreOffice, pelos momentos prazerosos e pelas conversas divertidas que tivemos durante todo o evento!

Também gostaria de agradecer à organização do SoLiSC pela oportunidade de participar de um evento tão bacana! O Klaibson Ribeiro foi a pessoa com quem troquei alguns e-mails antes do evento, então um “muito obrigado” a ele também :-).

Nos vemos no próximo SoLiSC!

]]>
<![CDATA[Relato das Apresentações na UNESP de Rio Claro/SP]]> https://blog.sergiodj.net/posts/relato-apresentacao-fedora-unesp-rio-claro/ 2012-10-24T00:00:00-05:00 2012-10-24T00:00:00-05:00 Conforme eu havia comentado no post anterior, segue o relato sobre as apresentações que fiz na Semana da Computação da UNESP de Rio Claro.

TL;DR: Gostei de ter tido a oportunidade de dar as apresentações, e principalmente de ter feito minha primeira palestra como Embaixador do Projeto Fedora no Brasil. Sobre a palestra a respeito do GDB, também gostei do jeito que ela foi conduzida. Notei algumas falhas que precisam ser corrigidas, mas no geral a experiência foi muito boa.

Apresentação “O Projeto Fedora”

Foi a primeira apresentação da noite, de acordo com a grade de programação. Começou meia hora atrasada, pois a organização pediu para esperarmos mais pessoas chegarem (estava chovendo bastante no momento, o que dificultou a locomoção).

Comecei a palestra falando um pouco sobre o Projeto Fedora. Acabei passando rapidamente pelas origens do projeto, uma falha que pretendo corrigir em próximas ocasiões. Dei muita ênfase na definição de comunidade e no que isso significa quando lidamos com software livre. Confesso que fiz algumas comparações com o Ubuntu, o que talvez não tenha sido uma boa idéia (de acordo com os guidelines do Projeto Fedora para Embaixadores). De qualquer modo, a mensagem foi passada e notei que algumas pessoas se interessaram em conhecer mais a respeito do projeto e da filosofia.

Pontos positivos: Creio ter conseguido informar as pessoas a respeito do projeto, com a ajuda dos ótimos slides do Paul W. Frields. É sempre gratificante dar palestras, mesmo que apenas uma ou duas pessoas no final acabem se interessando de verdade. Além disso, me senti bem por estar divulgando um projeto que respeita as liberdades dos usuários (ou pelo menos tenta fazer isso ao máximo), e que eu realmente uso e gosto.

Pontos a serem melhorados: Fazer uma palestra um pouco menos “pessoal”. É muito difícil conseguir isso, mas tenho a forte impressão de que minha orientação totalmente pró-software-livre acaba (às vezes) afastando algumas pessoas, que vêem no entusiasta por software livre uma pessoa “radical” e “xiita”. Preciso pensar um pouco a respeito do assunto…

A conclusão é que fiquei bastante satisfeito com o resultado da palestra. Percebi que, depois dela, algumas pessoas vieram comentar que estavam utilizando Fedora, ou que já andavam pensando em trocar de distribuição, que agora o Fedora era uma opção. O objetivo foi cumprido :-).

Apresentação “GDB Crash Course”

Creio que essa já é a quarta vez que apresento essa palestra, e a terceira vez junto com meu amigo Edjunior. Sempre que ela termina, fico(amos) com a impressão de que ainda não acertamos no ponto, e dessa vez não foi diferente.

A palestra começou em ponto, às 21h, e decidimos tentar uma abordagem um pouco diferente. A última vez que apresentamos a palestra foi no evento da Semana Integrada da PUC Campinas. Naquela ocasião, tínhamos optado por começar falando mais sobre os comandos do GDB, e depois mostrarmos como a coisa funciona, estilo hands-on. Dessa vez, resolvemos ir mostrando a prática junto com a teoria. Ficou melhor, e acho que a apresentação ficou mais fluida, mas ainda assim esbarramos no velho problema da interdependência dos comandos: quando íamos falar sobre breakpoints, precisávamos ter mostrado algum outro comando que só iria ser explicado mais à frente, que por sua vez iria precisar de outro comando, que iria precisar de breakpoints, etc. Enfim, no final acabamos sendo obrigados a pular alguns comandos, e a adiantar a explicação de outros, quebrando um pouco o fluxo dos slides.

Notei que algumas pessoas estavam bastante interessadas no GDB, talvez por já programarem há algum tempo. As outras, aparentemente, ainda não conseguiam ver muita utilidade para um depurador, mas mesmo assim tentavam aprender algo que talvez fosse lhes servir no futuro.

Já era de se esperar, mas mesmo assim não deixo de me surpreender quando vejo que uma palestra técnica consegue atrair muito mais atenção do que uma palestra “filosófica”, como foi a do Projeto Fedora. Talvez seja reflexo da sociedade em que vivemos, ou talvez seja apenas uma impressão errônea da minha parte.

A conclusão, finalmente, é que a palestra parece ter sido útil para algumas pessoas (mesmo que poucas), e isso nos dá ainda mais fôlego pra continuarmos tentando divulgar esse projeto pouco conhecido (mas muito útil) que é o GDB.

Agradecimentos

Não poderia deixar de agradecer primeiramente à organização da SECCOMP da UNESP de Rio Claro pelo ótimo evento. Fiquei surpreso com a infra-estrutura e, principalmente, com a receptividade das pessoas. Gostei muito do ambiente descontraído, e espero não ter decepcionado muita gente por lá com meus comentários informais e caipiras durante as palestras :-).

Também agradeço ao meu amigo Edjunior por ter me acompanhado até sua alma matter para me ajudar na realização da palestra sobre o GDB.

Até a próxima!

]]>
<![CDATA[Apresentação na UNESP de Rio Claro/SP]]> https://blog.sergiodj.net/posts/apresentacao-fedora-unesp-rio-claro/ 2012-10-23T00:00:00-05:00 2012-10-23T00:00:00-05:00 Hoje, dia 23/10/2012, estarei na UNESP de Rio Claro para dar duas apresentações na Semana da Computação.

A primeira palestra será sobre o Projeto Fedora. Vai ser a primeira vez que falarei sobre o projeto depois de ter me tornado Embaixador do Fedora no Brasil. Confesso que estou um pouco apreensivo, mas escolhi slides muito bons feitos pelo Paul W. Frields, ex-líder do Projeto e bastante competente em suas apresentações. Pretendo fazer um relato sobre a palestra na quarta-feira.

A segunda apresentação será sobre o GDB. Essa apresentação vai ser mais um crash course sobre como utilizar a ferramenta, e os slides estão disponíveis em https://github.com/sergiodj/gdb-unicamp2011.

Espero que ambas as palestras sejam bem recebidas pelo público! Volto depois pra contar como foi :-).

Abraços.

]]>